11.9.09

PERPLEXIDADES DO HOMEM COMUM

1.
Obama cai estrondosamente nas sondagens. Porquê? Ao que parece, não consegue fazer passar a mensagem de que as suas propostas para a saúde são benéficas. Muitos americanos estão de tal modo viciados nos mecanismos liberais que qualquer cheirinho a política social é conotada com perigoso esquerdismo. 50 milhões não têm acesso à saúde? Problema deles... é porque não percebem as sagradas leis do mercado!


2.
O senhor A esforça-se por ser um cidadão informado: lê as colunas de opinião de jornais e revistas de referência, segue atentamente os debates, até lê alguns livros de economia e política.
O senhor B não quer saber da política para nada, acha que são todos uns ladrões, gosta é de bola na TV e uns copos com os amigos para discutir as tácticas dos treinadores.
Dia 27 lá vão os dois votar. O voto do senhor A tem exactamente o mesmo valor do voto do senhor B.

3.
Leio o programa do partido X e parece-me cheio de boas intenções. Leio o do partido Y e acho que é equilibrado. E pego no do partido Z e subscrevo quase tudo - porque há lá coisas que só os economistas tentam perceber... e mesmo assim... Vou ao programa do partido V e também concordo. Mesmo assim falta-me ler os programas de mais não sei quantos partidos.
Olho para o lado e não vejo ninguém a ler programas nenhuns. Mas quase toda a gente tem uma opinião... que ( para usar uma classificação de Fernando Pessoa ) se baseia no hábito, na intuição e na inteligência.


4.
Mas é melhor que se baseie apenas no hábito ou na intuição. Porque a inteligência só serve para complicar. Volto a Fernando Pessoa:
« Acresce que, como não há ciência social, não pode haver cultura sociológica. Se houvesse, como haveria, sobre os pontos mais simples e essenciais da vida social, divergência de opiniões entre homens da mesma cultura? Em que é que a cultura em geral, e a cultura sociológica em particular, orientam socialmente, se o prof. A, da Universidade de X, é conservador, o prof. B, da Universidade de Y é liberal, e o prof. C, da Universidade de Z, é comunista? De que lhes serve a cultura se entre si divergem num congresso do mesmo modo que três operários numa taberna?» (In "O Interregno", Edit. Nova Ática, Lx, 2007)

5.
Texto provocatório! E não (nos) será provocatório ouvir o candidato MFL dizer que ela é que fala verdade; e a seguir ouvir o candidato FL falar da sua "verdade dos números"; e JS proclamar a verdade dos seus pontos de vista; e JS com a sua verdade; e PP com a sua...?
Aqui o senhor B encolhe os ombros e vai beber mais uns copos diante da TV. E o senhor A tenta arrumar a papelada e as ideias na cabeça. Mas desespera.

6.
Ouvi há pouco a opinião intuitiva da senhora que limpa semanalmente as escadas do prédio:
"Olhe, senhor M., eu só preciso de ver quem é que cada um deles defende, com quem é que eles andam... "
E como é que sabe com quem eles andam?
" Não sou parva, eu bem os vejo na televisão..."

7.
Onde é que eu entro nas sondagens?

Sem comentários: