3.4.13

VALEU A PENA SERMOS OS PRIMEIROS A LÁ CHEGAR?


Faz agora 470 anos que os portugueses chegaram ao Japão. Não ligamos nada a isso mas os japoneses não esquecem. Todos os anos fazem uma festa em Tanegashima em que a cidade se enche de milhares de visitantes. Chamam-lhe o Festival da Espingarda.

Vive em Torres Vedras um antigo comandante da Marinha de Guerra Portuguesa que prestou serviço em Macau há uns vinte e tal anos. Em conversa casual contou-me episódios muito interessantes da sua estada naquele território. Retive o relato das missões de diplomacia cultural que levou a cabo através da "lorcha Macau". Uma pequena embarcação construída para o efeito navegou durante dois anos nos mares do Oriente, levando a presença de Portugal a vários portos do Japão, Malaca e Índia (Goa, Damão, Bombaim...). O mais curioso é que essas viagens eram requeridas e acolhidas com entusiasmo pelas autoridades locais. O barco português era visto como uma evocação histórica que fazia parte do passado desses povos, passado que não renegam e que gostam de transmitir aos jovens.

 A lorcha MACAU
"Lorcha": embarcação com casco de tipo ocidental e velame oriental

O velho lobo do mar (deixe-me tratá-lo assim, Comandante) tem hoje 63 anos e lamenta a indiferença das autoridades portuguesas que pouco fazem para responder às solicitações dos povos orientais que não esquecem a presença dos portugueses. Claro que houve D. Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque - com acções devastadoras para imporem a presença portuguesa - e isso também não esquecem. Mas no deve/haver da História guardam pelos portugueses um sentimento especial. «Se lhes perguntarmos "porquê", respondem que os que vieram depois dos portugueses eram muito piores. Os holandeses... os ingleses...» - comenta o nosso Comandante aposentado que me mostra fotos e outras recordações de um tempo luminoso.

Procurei saber o que foi feito dessa "lorcha Macau". Veja-se o que encontrei na net, num post do ano passado:

http://macauantigo.blogspot.pt/2012/03/lorcha-macau-em-portugal.html

Encontrei também no youtube este apelo, com belas imagens de quando o navio ainda navegava:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=82kOkWR-rMc

Que dizer? Inevitável, o desalento.
Se tratamos tão mal o presente, não admira que maltratemos tanto o passado...


1 comentário:

Joaquim Cosme disse...

É pena que não se recupere. Faz parte da história de Portugal que tantas viagens marítimas fez.
Joaquim Cosme