«Quem se desloque pelas estradas dos concelhos de Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço ou Mafra, contorna sempre o monte do Socorro, cuja enorme e escalvada massa, coroada pela alva capela, é como que um eixo de toda esta região estremenha. Demais, a extrema dos concelhos de Mafra e Torres Vedras passa pelo cume do monte, dividindo as próprias edificações, donde resulta ficar a ermida a pertencer à freguesia de Enxara do Bispo. [conc. de Mafra]
A vista que do seu eminente eirado se disfruta é como se fora de avião, cimeira aos povoados e vilas e acidentes orográficos, estendida desde Peniche até às torres do Convento de Mafra, que surgem por detrás dos altos cabeços como mastros de um navio a dobrar o horizonte...»
(in Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Junta Distrital de Lisboa, 1963)
A ermida é uma preciosidade. De primitiva construção gótico-manuelina, os sucessivos restauros não a desfearam, antes lhe introduziram harmoniosamente diversos elementos decorativos que a valorizam.
Há uma forte tradição religiosa bem visível na afluência de público aos domingos, quando a capela está aberta. Ali perto, uma loja de artigos religiosos vende velas e figuras de cera. A romaria anual é em 5 de Agosto.
3 comentários:
As fotos estão fabulosas!
O local tem uma vista abrangente e consegue-se localizar de diferentes quadrantes!
Quem ainda não conhece tamnha beleza, eu lamento!
Méon,
e quantas cores, quantos castanhos, ocres, verdes, acobreados, dali se avistam!!!!!
E a dignidade da capelinha!!!!
Beijinho.
Méon,
Noutros tempos ia muitas vezes passear para esses lados e com frequência visitei essa linda ermida.
Obrigada por ma teres trazido de novo através das tuas maravilhosas fotos.
Um abraço,
Clo
Enviar um comentário