Machado de Assis
Ia eu dizendo: na Faculdade de Letras tive uma disciplina de História do Brasil e outra de Arte Portuguesa e Ultramarina. Foi a descoberta! - anos antes de outra, a da grande Literatura brasileira, com esses monstros sagrados do Eurico Veríssimo, Machado e Assis, a primeira fase de Jorge Amado, Mauro de Vasconcelos...
Então estudei alguma coisa desse enorme e atraente país dos "portugueses à solta"! Ouro Preto, Olinda, Recife, Baía... Nomes que me incendiaram a imaginação. Porque era preciso usar de muita imaginação para descrever os monumentos, já que não havia livros com imagens de qualidade, nem se sonhava com o "google imagens". Esse mítico "Aleijadinho" que deixou obra espantosa em Ouro Preto e em Cangonhas do Campo! Eu só podia imaginar, enquanto lia páginas e páginas de descrições literárias...
S. Francisco de Ouro Preto
Há meia dúzia de anos tive um sobrinho a estudar no Rio de Janeiro e perdi a oportunidade de lá ir visitá-lo. Tenho vagos familiares afastados em Londrina e em S. Paulo. E acrescento agora uma enorme preguiça - e claustrofobia! - para me meter 9 horas num avião! Brasil, meu país sonhado e nunca vivido!
O acaso tem-me trazido gente bonita ao meu convívio da blogosfera, essa nova forma de viajar pelos afectos longínquos e pela cultura de cada vivência pessoal.
Nas ligações que marquei aqui no blogue vejo agora janelas abertas sobre esse mundo colorido e sedutor que é o imenso país das saudades do que nunva vi ao vivo!
Maria Betânia
4 comentários:
Olá, estive nos seus blogs e gostei muito de todos. Porém não achei o quadro de 'seguidores' para segui-los. Agradeço por seguir meus blogs. Voltarei para ler mais; vi matérias ótimas... Ó, Machado, Ouro Preto, as obras de arte e tantas coisas mais.
Abraço aqui do Brasil.
tais luso
Vou-me cingir unicamente ao título, que do Brasil apenas relatos,música ou imagens, conheço. Nem um só aroma, vislumbre de luz ou suave sopro de eterno verão. O título foi isso que me atraiu...Sinto tantas vezes tal sentimento.Falo agra só por mim...que saudades daquilo que não fiz...
Também a mim me fascina o Brasil, terra de meu avô, ainda um dia o visitarei...e estou cantarolando
" sonho meu"... que bom recordar.
Bjs
Ah, quem sabe, quem sabe,
Se não parti outrora, antes de mim,
Dum cais; se não deixei,
navio ao sol
Oblíquo da madrugada,
Uma outra espécie de porto?
Álvaro de Campos
O meu sonho era do tamanho do meu desejo: conhecer Portugal, país conhecido também pela história, intrépidos navegadores, suas naus e caravelas.
O Oceano Atlântico tornou-se um pequeno riacho e nunca uma viagem de 8 horas (nao 9)foi tão rápida...rsrsrsrsrs
Bom sabê-lo conhecedor do meu país, quem sabe um dia não vou ciceroneá-lo aqui?
Enviar um comentário