29.9.08

CHOUPAL






Na segunda edição (1861) do livro Descrição Histórica e Económica da Vila e Termo de Torres Vedras, de Madeira Torres, os editores referem-se, a pág 73, a um chafariz de S. Miguel da era de 1305, junto de um olival da ermida de S. Vicente.Pelo contexto, dá para perceber que a "Bica do Choupal" tem a ver com esse chafariz.

Até princípios do séc XX, com a utilização de animais para transporte de pessoas e mercadorias, os chafarizes eram equipamentos públicos de primeira necessidade. Construídos à entrada das povoações, nos principais acessos viários, ali paravam os viajantes após a jornada. Assim temos o Chafariz dos Canos, na Corredoura, a Fonte Nova na estrada de Lisboa e o chafariz de S. Miguel / Bica do Choupal na estrada que vinha ter à Senhora do Ameal e seu adro, onde se faziam mercados. Na Várzea não há vestígios de fonte mas sabemos que era uma zona com muitos poços e, naturalmente, algum deles teria um tanque para dar água aos animais.


A Bica do Choupal tem uma inscrição em pedra do Séc XVII, provavelmente da época de um restauro. É uma memória do passado torriense que deve ser preservada.

Veja-se o estado em que ela está. As fotos foram tiradas no dia 27 de Setembro de 2008.

3 comentários:

Paúl dos Patudos disse...

Ainda se mantem este aspecto horrivel no jardim de Torres Vedras em pleno coração da cidade?
Já não passo por lá à algum tempo e a última vez que lá passei , tinha uma especie de canil onde a maioria dos câes eram muribundos. Que pena não ser requalificado este jardim . Onde estão os arquitectos dessa Câmara ?. Mãos à obra ! O Jardim merece e os seus habitantes também.
Abraço
Ana Paula

avelaneiraflorida disse...

Méon,

O Choupal está junto a um SIZANDRO mais do que moribundo...nas suas margens vão-se cortando as árvores,deixando o que resta da dignidade de um rio completamente exposta e tristemente confrangedora...
As árvores do Choupal, a bica antiga, o ar que ali se respira, a memória de um grupo humano que escolheu este espaço para viver, merecem que os respeitemos!
TODOS NÒS!

Beijinho.

Joaquim Moedas Duarte disse...

Ana Paula:

Avelã:


A fase do Choupal como canil já passou há muito, felizmente. Mas ficaram os restos...
Há um projecto muito atraente para requalificar aquele espaço. Inclusivamente há opiniões fortes na Câmara no sentido de se construir ali uma biblioteca municipal.
Sabemos como tudo isso custa muito dinheiro e é moroso.
O que criticamos é a ausência de cuidados com o que lá existe, a indiferença pelo estado actual daquele espaço. É uma vergonha!