24.9.08

TAMBÉM TU, Ó FINLÂNDIA?


Finlândia: P M pede mais controlo de armas após massacre

O primeiro-ministro finlandês, Matti Vanhanen, pediu hoje uma legislação mais rígida de controlo de armas, um dia depois do incidente em que um atirador abriu fogo numa escola e matou 10 pessoas, suicidando-se em seguida.
Vanhanen, cujo governo está na berlinda sob acusação de não ter agido após um incidente semelhante no ano passado, defendeu a proibição do uso de armas de pequeno porte fora de locais para a prática de tiro.
«Em termos de armas de mão, que podem ser facilmente transportadas, temos de pensar se deveriam ser acessíveis para cidadãos no âmbito privado. Na minha opinião, elas pertencem aos clubes de tiro», declarou o primeiro-ministro.
«Temos uma longa tradição de que é possível alguém obter uma licença de arma de fogo se não houver uma razão especial para a polícia não a conceder. Mas após este tipo de comportamento, a minha opinião é de que precisamos, especialmente agora, de estudar caso a caso», afirmou.
O incidente que causou 11 mortos - incluindo o atirador, que morreu no hospital e depois de tentar sucidar-se - ocorreu numa escola técnica na pequena cidade de Kauhajoki, a cerca de 330 quilómetros de Helsínquia. (In Diário Digital)





Falava eu de Cabo Verde!
Bom, uma andorinha não faz a Primavera. O preocupante é o efeito dominó que estas coisas têm.Em Novembro do ano passado deu-se um caso semelhante a este, também na Finlândia, o qual foi exaustivamente tratado nos meios de comunicação social. O remake de agora foi inspirado nele. Desta vez os media resolveram fazer auto-regulação noticiosa, evitando o mesmo tipo de abordagem.

Não podemos deixar de pensar no que se passa por cá. Se as estatísticas negam um aumento significativo da criminalidade, a verdade é que o alarido que se faz à volta dela promove os criminosos a heróis das tribos em que vivem, e ridiculariza as polícias e os tribunais.



1 comentário:

avelaneiraflorida disse...

Méon,

e não apenas na Finlândia...

o excesso , a saturação de ter tudo pode gerar a vontade incontrolada de ver os OUTROS como "alvos" a abater...como "passatempo" para erradicar a monotonia de um quotidiano demasiado igual e sem outros objectivos!!!
A violência torna-nos imunes à própria violência!!!

Triste maneira de passar pela vida...

Beijinho.