13.2.11

POETAS DA IMAGEM E DA PALAVRA

Foto de Gerard Castello-Lopes


para uma écloga do Tejo


agora cai a noite, ainda vejo
aquela fita branca
a rebocar a tarde ao rés das águas,
talvez seja de um barco, mas nãoquero

olhar o barco, a minha vida é ver
desentrançar-se a espuma
numa leve torção de múltiplos silêncios
como um rasto de tudo o que passou,

de ausências várias a horas e desoras
que se tornam presentes como na
música acontece ou na melancolia
daquela fita branca a atravessar

as tardes sobre o rio, outra banda
posta no meio, a dividir a corrente
do tempo raso, desolado, agora
a pele da noite ondula.
Vasco Graça Moura


-----------------------------------------------------------------------

Lembras-te, Fernando Fabião, de um dia te ter visitado na tua casa de Mafra, quando lá fui com o Luís Filipe, para preparar a primeira página LUGAR ONDE em que tu serias o autor em destaque? Foi no dia 28 de Junho de 2002. Escrevi essa data no livro-álbum que então me ofereceste. 
É uma obra em que dois artistas - Vasco Graça Moura e Gerard Castello-Lopes - dialogam através de poemas e fotos que mutuamente se interpretam. Coisa linda!
Hoje, ao saber da morte de Gerard, reabri esse livro, para recordar uma das suas fotos e o poema que a glosa. Que aí ficam em cima.


-----------------------------------------------------------------------




«Gérard Castello-Lopes, fotógrafo e distribuidor de cinema, morreu este sábado, 12 de Fevereiro, em Paris, vítima de doença prolongada.

Nascido em Vichy, França, em 1925, Castello-Lopes viveu em Lisboa e em Cascais, licenciando-se em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, em Lisboa. Enveredou pelos mundos da fotografia e do cinema em 1956, tendo sido membro fundador do Centro Português de Cinema e membro do Conselho Consultivo da Culturgest. Distribuidor de cinema, fotógrafo, crítico de cinema e colaborador em diversos órgãos da imprensa portuguesa, Castello Lopes foi ainda assistente de realização do filme português "Os Pássaros de Asas Cortadas" (1962). Entre outros elementos no seu extenso curriculum, Castello Lopes foi ainda presidente do júri do Instituto Português de Cinema» ( do blogue CLOSE-UP, da Catarina d'Oliveira)

Sem comentários: