18.5.10

A GRANDE LITERATURA: Don deLillo, por exemplo...


Sou mau leitor de ficção. Não é que não goste de ler, simplesmente sou muito lento, mastigo as páginas e um livro de trezentas demora-me eternidades Como gosto mais de ensaios (História, Literatura, Política...) e alguma poesia, fico com a sensação de que os romances me tiram um tempo precioso – vai-se a ver gasto-o depois  parvamente na net, por exemplo...
O "Bibliotecário de Babel" fala-me de um dos melhores romances da actualidade: SUBMUNDO, de Dom deLillo, autor norte-americano que classifica de "genial".
Pode ser que me abalance...
Mais uma dica para a minha amiga F.S. que não perde um grande autor norte-americano!


 Na página da Wook encontro:

«Don DeLillo

Don DeLillo nasceu em 1936, em Nova Iorque. É autor de catorze romances e três peças de teatro. Foi galardoado com o National Book Award, o PEN/Faulkner Award e o Jerusalem Prize. Em 2006, Underworld foi considerado um dos três melhores romances dos últimos vinte e cinco anos pela New York Times Book Review e recebeu em 2000 a Medalha Howells da American Academy of Arts and Letters pela mais eminente obra de ficção dos últimos cinco anos. A Sextante Editora publicará em breve outras obras do autor, entre elas Ruído branco e Underworld. »

«Sinopse
Submundo é a crónica de vidas ordinárias inseridas no último meio século da história americana. No imenso palco do romance, elas cruzam-se com figuras que marcaram a época - J. Edgar Hoover, Frank Sinatra, entre outras. DeLillo faz surgir uma obra de arte deslumbrante do outro lado, obscuro e escondido, da humanidade contemporânea.
Submundo é um livro magnífico de um mestre americano. Salman Rushdie
Este livro é uma ária e um uivo de lobo do nosso meio século. Contém multidões. Michael Ondaatje
Um forte candidato a livro do ano. José Mário Silva »

Sem comentários: