25.7.09

FIGURAS INESQUECÍVEIS - LANCE ARMSTRONG





Nasci em terra de ciclistas, Alpiarça. Cresci a vê-los correr na pista, em competição com Alves Barbosa, Américo Raposo, Pedro Polainas ( hoje um velhinho de bengala, pelas ruas de Torres Vedras), João Roque, Sousa Cardoso e tantos outros...

Habituei-me a gostar do ciclismo, modalidade desportiva extremamente exigente. O que se sofre em cima daquelas rodas, só quem praticou pode calcular. Para além da capacidade física é necessária uma força anímica excepcional.
É isso que admiro em Lance Amstrong. Ele foi atleta desde muito novo, começou na natação. Fez ciclismo e teve resultados decepcionantes no início, até perceber que, com treino adequado, podia aspirar às vitórias. E quando tudo parecia encaminhá-lo para o êxito, aparece-lhe um cancro num testículo. E dois tumores, um num pulmão e outro no cérebro, que felizmente eram operáveis. Para o cancro fez quimioterapia severa, ficou sem cabelo e de rastos. Deram-lhe 40% de hipóteses de vida.
Curou-se do cancro. Voltou aos treinos de bicicleta. Com chuva ou sol, frio ou calor, tempestades de neve ou manhãs amenas, ele lá ia, força de vontade férrea. Os colegas encostavam a "bicla" mas ele teimava. Vinha para a França e para a Suiça, fazer estradas de montanha.

Depois, em 1999, entrou no Tour de França. E em sete anos seguidos venceu a mais dura prova do ciclismo mundial. Os franceses, chauvinistas como só eles sabem, tiveram de inventar uma história de doping, que veio a revelar-se falsa.

Regressou este ano ao Tour. Não tinha necessidade de provar nada, podia ter ficado a saborear os louros ganhos. Mas quer dar visibilidade à sua Fundação, que apoia a luta contra o cancro. Sem complexos sujeitou-se a "aguadeiro" de um novo campeão, A. Contador, da nova geração de ciclistas. Deu uma lição de fidelidade táctica à equipa. E está em terceiro lugar na classificação geral, com direito ao pódio amanhã, em Paris.

Inesquecível Lance!
Para saber mais: AQUI e AQUI.

3 comentários:

Lilá(s) disse...

Fiquei a saber um pouco mais,saio enriquecida, obrigada.
Bjs

Lilá(s) disse...

Fiquei a saber mais, saio enriquecida,obrigada.
Bjs

Unknown disse...

MÉON,

há homens que se "AGIGANTAM" sem ter que se pôr em bicos dos pés...

BEIJINHO.