4.8.09

LIGAR À POLÍTICA


Desconfio dos que abominam a política. Porque tudo é política, a começar por essa opção de dizer que "detesto a política".

Dito isto, acrescentar apenas que a ausência de política deste espaço tem sido notada por alguns visitantes.

Então voltemos à política, por instantes.

Para dizer que me sinto profundamente descrente nas elites deste país, como a maioria das pessoas com quem falo e convivo.

Acho que a vida política portuguesa está inquinada por equívocos de longa duração.

Vejamos: o Partido Socialista nada tem de socialista, é um típico partido social-democrata e em que têm predominado as tendências de centro-direita.

O Partido Social Democrata nada tem dessa designação, assemelha-se mais a um partido democrata-cristão do tipo italiano, conservador, feudo de barões e figurões.

O Partido Comunista Português vive atrás da cortina CDU e mantém a imagem de ambiguidade de não sabermos o que faria caso um dia chegasse ao poder: respeitaria o pluralismo partidário? A memória dos anos quentes de 74/75 diz-nos que não. E como o PCP nunca renegou essa postura e não perde uma ocasião para afirmar a excelência desses tempos...

Vejo o Bloco de Esquerda como um partido urbano cuja base de apoio é a população mais informada, que sente necessidade de lutar contra as injustiças de um sistema económico iníquo. Tem uma postura de veemência acusadora e declara abertamente que não quer ser poder. Ora, um partido político que não quer ser poder quer ser o quê?

O CDS é o típico partido populista, melga e oportunista. Ainda por cima reduzido a um caudilho-menino-bem-amante -de-Jaguares, com seu séquito de meninos "que vão aos anos uns dos outros"...

Os outros partidos... quais são os outros partidos?


E depois há as figuras do regime: Isaltino de Morais, sete anos de prisão; Fátima Felgueiras, completamente inocente, apesar de fugida à polícia; o soba absolutista da Madeira; o ar patibular de Ferreira Leite; a excelência académica de Sócrates, mais alguns dos seus inefáveis ministros mais os secretários de estado da educação.

E há a maior mistificação política da actualidade portuguesa: o futebol profissional, empresas completamente falidas que subsistem com a cumplicidade do Estado e onde o bom povo português ulula de clubite doentia.


Podíamos continuar aqui, a falazar até amanhã mas não me apetece.
Percebo porque é que Alexandre Herculano decidiu exilar-se em Vale de Lobos a cuidar das suas oliveiras...

Já falei de política. Agora vou tentar arranjar a corda...

4 comentários:

Anónimo disse...

A sra. de Felgueiras não está "completamente inocente". Apenas foi absolvida neste último processo acerca do clube de Futebol local. Não podemos esquecer (apesar da com. social escamotear o facto) de que , no ano passado, a mesma senhora foi condenada a três anos de PRISÃO (mas com pena suspensa) por prática de diversas ilegalidades durante o exercício do mandato presidencial camarário.
O mesmo sucedeu com um seu vizinho (o presidente Cristóvão da Lourinhã) que foi acusado de peculato (apropriação de bens públicos para proveito próprio) e de gestão danosa da Câmara de que era e é presidente, tendo sido condenado a DOIS ANOS DE PRISÃO, com pena suspensa. Claro que logo se recandidatou e ganhou!
E o que dizem os apoiantes de ambos é que "o verdadeiro julgamento é o das urnas", colocando em causa todo o edifício do Estado de Direito.
Isto é como se, por exemplo, no fim do campeonato de futebol e depois de apurado o vencedor, fosse feita uma eleição nacional para que o povo escolhesse quem, de facto, deveria ser o verdadeiro vencedor.

alcinda leal disse...

Concordo e assino por baixo.
Vai brincar com os teus netos, isso é real e dá felicidade... politica...é como dizes no post
Boas férias de avô babado...
Beijinhos aqui da maravilhosa ilha graciosa
Alcinda

Meg disse...

Arranja a corda que moscas já cá temos muitas... resmas...!!!
Sobre o post, ahahah! é isso mesmo!

Estou a fazer um "reconhecimento" ao teu espaço, e sinto-me em casa.
Mas tem de ser por fascículos, que há aqui muito para ler.
Obrigada pela tua visita. E já te linkei...

Um abraço

Andradarte disse...

Que descrição tão maravilhosa, por tão
real, que não resisti a segunda
leitura.
Peço licença para fazer minhas
essas palavras.
Abraço