17.8.10

A LER VAMOS...

Está bem. Eu podia estar calado, cada um lê o que lhe apetece, não tenho nada que vir para aqui armar ao literato.
Mas é por isso mesmo, porque não sou nem quero ser literato que me apetece falar dos livros que me têm acompanhado nestes dias quentes.
Aqui vão:



O autor: Bill Bryson.
Nas "Crónicas..." ele descreve uma viagem na Inglaterra actual com um estilo inconfundível: humor, observação perspicaz, articulação natural com a História, piada oportuna, jogos de linguagem ( o autor é americano e brinca com o Inglês afectado). Tem sido uma companhia deliciosa, este livrinho de bolso da Bertrand, 440 páginas de viagem óptima para quem não sai daqui.

Mas há outro já na calha, na mesma colecção: "Made in América", 700 páginas de viagem pelo país onde nasceu e que nos desvenda com o costumado sabor de uma prosa que não apetece largar.

Isto levou-me a rever a "Breve História de Quase Tudo", do mesmo autor.
Que livro é este?
Para mim é uma preciosidade. Foi-me aconselhado por alguém ligado às Ciências que me alertou para a qualidade desta obra. Trata-se de divulgação científica, dirigida aos leitores como eu ou você, que estudámos há trinta anos a Física, a Química, a Geologia, a Biologia, a Astronomia... e agora estamos completamente desactualizados. A Ciência teve  avanços espantosos que nós nem sonhamos. Bill Bryson meteu ombros à tarefa gigantesca de coligir dados, entrevistar especialistas de todas as áreas, ler biliografia especializada, e transmiti-los com o seu estilo vivo e sugestivo, cheio de exemplos oportunos e divertidos.
No final juntou a bibliografia e um muito útil Índice Remissivo.
Publicado originalmente em 2003, este livro de 494 páginas foi editado em Portugal pela Quetzal em 2004.

Pronto. Não ficava bem comigo se não partilhasse estas leituras.
Dias bons para os meus amigos! A passear... e a ler!

1 comentário:

Lilá(s) disse...

É nesta altura do ano que a leitura me entusiasma mais, e é também uma confusão até me decidir quais vou comprar para férias, parece-me boa esta partilha quem sabe ainda me sobra tempo para mais leituras...
Bjs