6.9.12

DIÁRIO DE INVERNO - Mais recente livro de Paul Auster


Parte final da entrevista de Luciana L Leiderfarb a Paul Auster, na revista ACTUAL do Expresso de 1 Set 2012:

(...)
« No "Diário de Inverno" reflete muito sobre a mor­te. Citando-o: "Quando a pessoa consegue che­gar à idade que tu tens agora, já escapou por pou­co a várias mortes absurdas e sem sentido." No final, pergunta-se: "Quantas manhãs restam?" Tem ainda muito para dizer? Que porta se fechou e que porta se abriu?

Eu penso na morte desde os 12 anos, talvez antes disso. Mas agora sou um ho­mem mais velho, os meus dias estão contados, e não sei quantos é que me restam. Certamente me­nos do que aqueles que já vivi. Estou literalmente no inverno da minha vida. Se dividirmos a vida em quatro estações, eu cheguei à quarta estação. A por­ta da juventude fechou-se e abriu-se a porta da ter­ceira idade. Talvez seja o período mais interessante de todos, quem sabe? Ainda não estive lá, apenas dei alguns passos. Fisicamente não vai ter graça nenhuma, mas mentalmente pode vir a ser uma grande aventura. Estou cheio de ideias, não quero parar, quero continuar até ser física e mentalmente capaz de o fazer. Até lá, continuarei a caminhar.»




Sem comentários: