24.6.13

PRINCIPAIS NOTÍCIAS DE HOJE . . .


... em dois jornais de referência.
O CM é o mais lido, vejam-se os "Cafés" ou Pastelarias de bairro.
Há mais gente licenciada, o analfabetismo baixou drasticamente. O que não significa "mais cultura". Somos um país mais culto do que éramos há 30 anos?
Cultura significa capacidade para ler e tentar entender a totalidade do mundo e não apenas uma parcela.
O CM diz que vai ao encontro do que o público prefere. Então está bem...

4 comentários:

Anónimo disse...

Voces já leram o livro Desaforismos de Georges Najjar Jr ?
É imperdível !!!

Joaquim Moedas Duarte disse...

Já ouvi referências e tenho curiosidade em ler.
Obrigado

Cartas a Si disse...

A taxa de analfabetismo pode ter baixado, mas o que noto nas gerações mais novas é uma grande iliteracia (salvo honrosas excepções, que as há). São incapazes de compreender um texto simples, de argumentar com clareza, de emitir uma opinião devidamente fundamentada. Vivem para o dinheiro, para a ostentação de riqueza e desconhecem a palavra cultura. E, como se já não bastasse, alguns meios de comunicação ainda fomentam esta forma de analfabetismo do século XXI. Que se lhes dê circo e pão como no tempo dos romanos e deixemo-los num estado tão amorfo que nem pensar por si já saberão, é o que parece vir estampado nas páginas dos jornais ou na programação dos canais de televisão e rádio. E se no meio desta turba há alguém que ousa pensar e exigir aquilo a que deveria ter direito, então é aniquilado.

Anónimo disse...

Quando a maioria dos professores é semi-analfabeta não se pode esperar literacia nem cultura dos alunos.É por causa disso que apesar de haver mais gente formada há menos cultura. A qualidade do ensino é tão reles como são os actuais professores.