15.10.09

QUAL CRISE? ? ? !


Logo pela manhã fui informado de que a Bolsa de Lisboa abriu em alta!
Há uns meses o Estado deu biliões de € para estabilizar o sistema, os banqueiros agradeceram e tudo volta à doce paz do PSI 20!
Uma comissão propõe que os ganhos sejam tributados, como seria lógico.
A reacção veio de imediato:

« Em 2009, as empresas cotadas do índice PSI-20 ganharam 100 milhões de euros em cada sessão da bolsa de Lisboa. Pela primeira vez desde Junho de 2008, a capitalização bolsista destas empresas atingiu os 70 mil milhões esta semana. O presidente da Euronext Lisboa aproveitou para recusar o aumento da tributação das mais valias, dizendo que poderá "levar a uma deslocalização da indústria financeira para outros mercados".


Miguel Athayde Marques respondeu ao relatório encomendado pelo governo, em que um grupo de peritos defendeu a subida para 20% da tributação de mais valias. "Qualquer aumento de impostos é um desincentivo ao investimento no mercado de capitais", disse o presidente da bolsa na semana em que se atingiram os máximos bolsistas do último ano.

A taxa praticada em Portugal é de 10%, enquanto em Espanha e Inglaterra, por exemplo, atinge os 18%. A perspectiva de aumentar este imposto é encarada com desgosto pelo responsável da Euronext Lisboa, ao afirmar que "a liquidez é muito importante" e que a sua redução "pode levar ao afastamento dos investidores internacionais".

O índice PSI-20 aumentou 40% em 2009 e as empresas mais cotadas representam hoje uma capitalização equivalente a 43% do PIB, enquanto no fim do ano passado não ultrapassavam os 30%. O Diário Económico lembra na sua edição de quinta-feira que a crise na bolsa de Lisboa levou a que deixasse de haver empresas com valor superior a dez mil milhões. Mas a recente subida trouxe a EDP e a Galp de volta a superar essa fasquia.»
(Texto tirado d'AQUI)

1 comentário:

mfc disse...

Não querem impostos?!
Que lata!!