22.8.11

UM LUGAR CARREGADO DE HISTÓRIA



Há dias ficámos às portas deste Palácio. Observemos mais de perto e depois entremos.
Este é verdadeiramente um LUGAR NO TEMPO!
O Paço da Ega (freguesia de Ega, concelho de Condeixa-a-Nova) que visitámos há dias, é a reconstituição, feita com acompanhamento do IGESPAR, do antigo Paço dos comendadores da Ordem de Cristo. É hoje morada de um jovem casal simpatiquíssimo que reservou uma parte do edifício para Turismo de Habitação.
Para entender o espírito deste lugar é preciso recordar que naquela colina existiu, no século XII, um castelo construído pelos Templários, que fazia parte da linha de defesa das ricas várzeas da margem sul do Mondego, nos arredores de Coimbra, juntamente com os de Soure, Germanelo, Penela, Redinha e Pombal. Com o avanço da reconquista e o recuo dos Mouros, o castelo da Ega perdeu importância militar e deverá ter caído em ruínas.
Mais tarde a Ordem dos Templários foi extinta e os seus bens passaram para a Ordem de Cristo. Estava-se no reinado de D. Dinis. No lugar do antigo castelo da Ega foi erguido o Paço dos Comendadores da Ordem, senhores de grande poder e riqueza. Já no século XVI o Paço estava em grande degradação, como se diz num famoso TOMBO de 1508 ( documento/relatório) de um visitador que apontava pormenorizadamente os bens daquela comenda e, bem assim, as obras necessárias ao restauro do palácio.
Os séculos e as voltas da História maltrataram o edifício que chegou aos fins do século XX em lastimoso estado. Ega, que havia sido importante concelho - como o atesta o pelourinho que ainda hoje existe - , já perdera essa qualidade após a Guerra Civil de 1832/34.
Vetustas paredes, algumas janelas - como a lindíssima janela mainelada ao puro estilo manuelino - e muitas pedras a monte, era tudo o que havia quando os actuais proprietários, em 2000, meteram ombros à tarefa de restaurar o velho Paço. Foram dez anos de luta pertinaz e perseverante. Por isso me senti profundamente comovido ao transpor os portais daquele lugar magnífico. Afinal, ainda há quem acredite e construa, neste Portugal hoje à beira da ruína!
Algumas fotos que lá fiz e o site do Paço da Ega completam este pequeno apontamento.
Para saber mais trouxe a monografia de Amilcar Santos Neves - pároco da Ega há 50 anos! E conto ainda com o trabalho de investigação de M.C., a querida Mestre em História Medieval, que paciente e porfiadamente prescruta os segredos dos Tombos da Ordem de Cristo.

















Um dia destes deixo aqui mais alguns pormenores.

Fotos Méon


1 comentário:

Lilá(s) disse...

Que maravilha!
Bjs