18.1.12

FILHOS E PAIS



A quem é visitante casual deste LUGAR NO TEMPO e mal me conhece, peço desculpa pelo tom demasiado subjetivo destes postais.  A cedência à subjetividade compreende-se se não for exagerada, um blogue não é o site de uma empresa, é um lugar de encontro.
Dito isto, aqui deixo as palavras que recolhi há pouco no espaço facebook do João: 
«Obrigado amigos! Nada disto seria possível sem vocês! Quem me conhece sabe o quão desprezo hierarquias e o quanto relativizo estas coisas. Adorei discutir a ciência com um júri constituído por pessoas que admiro. Adorei estar com os meus amigos e familiares. E é apenas isso que interessa! Hoje sou exactamente o mesmo que era ontem! Continuo a sentir-me pequenino e ignorante. Continuarei a procurar satisfazer a minha curiosidade e sempre que possível tentarei partilhar o meu fascínio com vocês. Mandaram-me imigrar mas o meu país é o mundo...»
Não resisti a escrever nos comentários:
«Quando escrevi ( em comentário anterior), "meu filho, meu pai", fiz minhas as palavras de David Mourão-Ferreira, quando um dia se abraçou ao filho, que ele (David) admirava muito. É preciso ser pai de alguém como o João para entender este aparente paradoxo.
A rela
ção parental como que se inverte. O pai, que já foi invejado/ admirado pelo filho no seu processo de crescimento e autonomia, passa a ser o admirador. O pai que já foi instrutor passa a ser instruído. O pai "que tinha sempre razão face aos desmandos irracionais do jovem", passa a ser discípulo da racionalidade do jovem que amadureceu.
É um fenómeno fabuloso!»
Acrescento ainda:

As relações pais/filhos alteraram-se com as modificações civilizacionais das últimas décadas -  assunto complexo que não cabe nesta escrita rápida.  Só refiro um aspeto: a rapidez com que as coisas acontecem leva muitas vezes a uma deterioração das relações parentais que acaba na indiferença. Cava-se um fosso entre gerações, os mais velhos imobilizados num saber que já pouco vale e os mais novos deslumbrados com a ilusão da conquista do mundo que lhes é dada pelo domínio das novas tecnologias.
Este fosso é sinal de incultura de ambas as partes e resulta de uma visão redutora da vida.
Transposto para o mundo económico, é responsável pela incapacidade de os mais velhos, donos das empresas, compreenderem e aceitarem os mais novos, portadores de ritmos e conhecimentos que eles não dominam.

Aos mais velhos pede-se cada vez mais que mantenham a mente aberta e aceitem a inovação; e aos mais novos que ajudem os cotas a adaptarem-se à vertigem da mudança.
Isto tenho aprendido com o meu filho, depois de o ter ensinado a crescer sem medo.

2 comentários:

Lilá(s) disse...

Como eu entendo este teu texto Méon, vejo-me bem retratada nele...um abração ao pai e ao filho João
Bjs

Anónimo disse...

Gostei muito do texto ...
Gosto de saber que tens motivos de orgulho e momentos tão especiais com os teus filhos.
Gosto dos pais que dão bons exemplos aos filhos .
Gosto dos amigos que partilham as coisas da vida com os outros.
Gosto dos teus filhos .
Um abraço .Benvinda