18.4.12

ANTERO DE QUENTAL

Alegria de viver - H. Teixeira Lopes

18 de abril de 1842: data do nascimento de Antero de Quental
Foi há 170 anos.
Homem torturado pelo mistério de viver e que acabou no suicídio. 
Mas as páginas luminosas de poesia e reflexão social que nos deixou só as leio agora à luz desta Alegria de Viver. Porque Antero ainda vive.


´Boa altura para reler nas NOTAS CONTEMPORÃNEAS, de Eça de Queiroz, o comovente texto que ele dedica a Antero e que intitulou "Um génio que era um santo".

Começa assim:

«Em Coimbra, uma noite, noite macia de Abril ou Maio, atravessando lentamente com as minhas sebentas na algi­beira o Largo da Feira, avistei sobre as escadarias da Sé Nova, romanticamente batidas pela lua, que nesses tempos ainda era romântica, um homem, de pé, que improvisava.
A sua face, a grenha densa e loura com lampejos fulvos, a barba de um ruivo mais escuro, frisada e aguda à maneira siríaca, reluziam, aureoladas. O braço inspirado mergulhava nas alturas como para as revolver. A capa, apenas presa por uma ponta, rojava por trás, largamente, negra nas lajes brancas, em pregas de imagem. E, sentados nos degraus da igreja, outros homens, embuçados, sombras imóveis sobre as cantarias claras, escutavam, em silêncio e enlevo, como discípulos.
Parei, seduzido, com a impressão que não era aquele um repentista picaresco ou amavioso, como os vates do antiquís­simo século XVIII— mas um bardo, um bardo dos tempos novos, despertando almas, anunciando verdades. O homem com eleito cantava o Céu, o Infinito, os mundos que rolam carregado0s de humanidades, a luz suprema habitada pela ideia pura. e

…os transcendentes recantos
Aonde o bom Deus se mete,
Sem fazer caso dos Santos
A conversar com Garrett!

Deslumbrado, toquei o cotovelo de um camarada, que murmurou, por entre os lábios abertos de gosto e pasmo:
- É o Antero…»

1 comentário:

lis disse...

Dois gênios Antero e Eça de Queiroz,
Excelente texto Méon.