23.4.12

OLHANDO PARA FRANÇA





Como o que se passa em França me diz respeito, aqui ficam os resultados das eleições de ontem, 1ª volta. Somem-se os resultados da direita e veja-se para onde caminhamos.

http://www.liberation.fr/politiques/2012/04/22/presidentielle-2012-tous-les-resultats-ville-par-ville_813180

Alguns amigos meus de direita dizem-me: a esquerda é que nos levou para o buraco, não se admirem... E o buraco, para eles é o Estado Social!
Mas fortunas colossais, desigualdades cada vez maiores, não são buracos. Berardo a contrair uma dívida à Caixa Geral de Depósitos de 1000 milhões de Euros, (que agora não consegue pagar) para comprar ações do BCP não são buracos.
BPN a sorver milhões de Euros do Estado não são buracos.

Se hoje houvesse eleições em Portugal os resultados seriam semelhantes aos de França. Isto intriga-me, não compreendo. Volta a ser pertinente a questão de Wilhelm Reich (1896-1957): "porque é que milhões de pessoas apoiaram o fascismo?"
É a pergunta de hoje: como é que as multidões votam à direita, quando toda a crise atual é o resultado de uma imensa desregulação financeira que só beneficia o grande capital?

Uma evidência: o essencial da vida política passa-se muito longe dos tabuleiros eleitorais, jogos de passatempo para as multidões se irem entretendo. E elas lá vão jogando, com a mesma irracionalidade e paixão com que seguem as peripécias Benfica/Porto ou Real Mdrid/Barcelona...



Sem comentários: