15.3.10

RECONHECIMENTO


Tenho andado distraído. Há muitas coisas que acontecem ao meu lado e eu não dou conta. Isto arrepia-me, envergonha-me, deixa-me perplexo. Reconheço, agora mais que nunca, que o mundo é demasiado grande para os meus olhos.
Ontem estive na Ponte do Rol, colaborando numa iniciativa da Casa da Cultura/Salão Paroquial, um concerto intitulado Sons d'inverno, em que se integrou uma evocação histórica sobre a Guerra Peninsular e os 200 anos das Linhas de Torres Vedras.
Vi, então, um grupo de jovens tocar maravilhosamente 4 peças musicais, de João Domingos Bomtempo, Briot e Tchaikvsky. São a BANDA DA JUVENTUDE MUSICALPONTERROLENSE.
Estes jovens ensaiam às 4ªs e 6ªs fªs, das 21 às 23 horas, todas as semanas, sob a direcção de Pedro Carimbo, um profissional da Música, que ensina numa Escola Pública e que gratuitamente ensina estes jovens da sua terra em horas que ele tira ao seu descanso.
Parece um milagre mas esta é uma realidade que nada tem de milagroso, porque resulta de um trabalho de persistência e de dedicação sem limites, e do apoio de uma comunidade que ama a arte e a cultura.

Aqui fica o meu comovido reconhecimento.

Um pouco da sua história que encontrei no sítio Memória Portuguesa. Para os distraídos como eu...



«Existiu em Ponte do Rol, freguesia do concelho de Torres Vedras, entre 1920 e 1940, uma Banda de Musica, a Sociedade Filarmónica Ponterrolense, que se extinguiu. No entanto, ficou sempre no coração da população de então, a saudade da sua banda e a vontade de um dia ela voltar a ser uma realidade.

Deste sonho não se alheou a Junta de Freguesia que em Outubro de 1995 promoveu em Ponte do Rol um encontro de Bandas que tinha por objectivo sensibilizar e despertar os Ponterrolenses para pôr termo a este interregno de mais de 50 anos. O objectivo foi alcançado. No dia 2 de Fevereiro de 1996, com cerca de 80 alunos, começaram as aulas de iniciação musical. Com o decorrer destas, veio este número progressivamente a diminuir estabilizando nos 50, após 18 meses de aprendizagem.
Entretanto a escola de música foi integrada na associação de solidariedade e acção social de Ponte do Rol, em Fevereiro de 1997. Verificou-se assim, ao fim de ano e meio, que existia o factor mais importante e indispensável à formação da futura banda: Os Meios Humanos. Isto permitiu avançar para a nova fase que foi a obtenção de verbas com as quais se compraram 48 instrumentos de sopro que chegaram da Alemanha em meados de Novembro de 1997. Os instrumentos de percussão foram adquiridos mais tarde no nosso País.
A Juventude Musical Ponterrolense é agora uma realidade. Compõem a banda 47 elementos. O Maestro, Dr. Luís Pedro Carimbo Alves Pinheiro, tem sido o grande dinamizador desta obra.»