12.12.10

PARO ESCUTO OLHO



Vivemos dias de encruzilhada. Ir para onde? Ir por onde?
Gente aflita, perplexa. Embrutecida. Por ignorância, medo, desorientação?
Nunca a vida em sociedade foi tão exigente, parece-me. Os meios de instrução são quase infinitos mas essa abundância funciona em sentido inverso: afasta, repele. Dominar os instrumentos de entender o mundo tornou-se uma tarefa desmedida, mesmo para os que têm treino para isso.
O jornalismo de massas é hoje uma coisa quase inútil. Pura perda de tempo, os telejornais. Sucessão de casos e coisas, a esmo, abordadas pela rama. Um vez ou outra vem um comentador. Um comendador, um comensal...

Que fazer?

O mundo vai pertencer, cada vez mais, a quem domina os mecanismos ocultos e cada vez menos a quem os ignora. E os ignorantes são as massas imensas de gente alienada, borregos a caminho do matadouro, cantando e rindo. Não, não acho que sejam inocentes na sua ignorância. São manipulados, enganados, defraudados, mas parecem comprazer-se nisso.

Nos campos de concentração nazis havia focos de resistência, alimentados por aqueles que já tinham percebido que o fim de todos eram as câmaras de gas. Gritavam essa evidência, mas esbarravam com a inércia da maioria. Ombros curvados, olhos resignados, lá iam para a morte em fila indiana. Porque é que não gritavam, não se atiravam em catadupa contra os guardas, não preferiam morrer electrocutados, numa última arrancada contra o arame farpado?

Vivemos hoje num imenso campo de concentração dourado, cheio de luzinhas natalícias, mas onde muitos já morrem de frio, fome e solidão. Onde está a coragem? A lucidez de procurar saídas?

Ontem eu brincava aqui com as tonterias de Tiririca. Hoje reconheço-me mais grave e responsável.
Não estamos sós, é preciso rebentar com o individualismo. Estudar o mundo, percebê-lo e transformá-lo. Entender que não há fatalidades, há escolhas. Reconhecimento tão necesário perante a aterradora máquina financeira que nos estrangula...


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Estas reflexões foram suscitadas pela leitura de alguns textos estimulantes:

http://albergueespanhol.blogs.sapo.pt/761689.html

http://aespumadaspalavras.blogspot.com/2010/12/wikileaks.html


Para contribuir para a transformação do mundo há que procurar percebê-lo...

1 comentário:

António R. disse...

Para contribuir para a transformação do mundo...há que cada um de nós começar por si próprio.
Abraço