14.12.10

PRESIDENCIAIS: COMEÇAM HOJE OS DEBATES NA TV




Em 1972 alguém - de quem tenho muitas saudades - que pecisava de companhia para uma longa viagem de automóvel- convidou-me para ir à Alemanha.  Foi a minha primeira saída das fronteiras.
De tudo o que me encantou ressaltou uma coisa: o debate político que presenciei na televisão, em transmissões directas do Reichstag alemão.

Para quem se iniciava na consciencialização política aquele foi um espectáculo fascinante.
Ali debatia-se, havia frontalidade, calor nos argumentos, combate verbal. Eu não percebia as palavras mas alguém traduzia o essencial.

Em Portugal vivia-se em ditadura de Partido único. Marcelo Caetano vinha à televisão fazer as chamadas "Conversas em Família", que era uma coisa revoltante. Ele punha um ar paternalista e dava conselhos aos portugueses... Não havia contraditório, pontos de vista diferentes. A expressão "debate político" só por si já era subversiva.

Não me esqueço desse tempo tenebroso. Por isso, quando hoje começam os debates na TV entre os candidatos à Presidência da República, sinto que devo superar um certo cansaço em que todos nós caímos e exercer um direito de cidadania: participar, ouvir, ter opinião.
Há muita gente com a tentação da indiferença, é verdade.
 Como a nossa memória é curta...


PROGRAMA DOS DEBATES:

14 (Terça-feira): Fernando Nobre-Francisco Lopes (RTP)
16  (Quinta-feira): Defensor Moura-Manuel Alegre (RTP)
17  (Sexta-feira): Cavaco Silva-Fernando Nobre (SIC)
18 (Sábado): Manuel Alegre-Francisco Lopes (SIC)

21  (Terça-feira): Francisco Lopes - Cavaco Silva (TVI)
22  (Quarta-feira): Fernando Nobre- Manuel Alegre (TVI)
23  (Quinta-feira): Cavaco Silva-Defensor Moura (SIC)

27   (Segunda-feira): Defensor Moura-Fernando Nobre (RTP)
28  (Terça-feira): Defensor Moura- Francisco Lopes (TVI)
29  (Quarta-feira): Manuel Alegre-Cavaco Silva (RTP)

Sem comentários: