30.9.09

PORQUE NO TE CALASTE, HOMBRE?


Ontem estava a ouvir o Presidente e a pensar nas pessoas comuns que não têm tempo nem dinheiro para ler jornais ou paciência para noticiários da televisão. Mas que votam e têm um sentido muito pragmático destas coisas. Que pensariam elas desta cena: um Presidente da República a dar corda a intrigalhices, numa postura ridiculamente solene, a dizer que vem partilhar com os portugueses os seus estados de alma?

Acho que foi muito triste a figura que Cavaco fez, numa altura em que já devia estar a pensar na sua responsabilidade na formação do novo governo. Ele vai ter de ser a ponte entre os líderes partidários, mantendo o nível, garantindo seriedade e rapidez no processo.
Em vez disso vem alimentar o pior da nossa política, feita à base de"factos políticos" inventados nas redacções dos jornais, eles próprios acossados pela queda vertiginosa de vendas.


Só algo de muito grave e concreto poderia justificar uma declaração tão solene do Presidente. Era o que eu esperava. Que tinha sido encontrado um sistema de escutas; ou que o assessor tinha feito algo muito grave que era necessário explicar publicamente; ou que... sei lá, algo de palpável, de real. Mas não. O senhor estava ali para "partilhar" estados de alma!
No fim cada partido interpretou o que lhe apeteceu. Desde o PSD que disse que o Presidente "tinha confirmado as suspeitas" ( e não factos!), até ao PS que achou que tinha sido vítima de uma ataque directo, passando pelos outros partidos que se declararam ainda mais confusos, exigindo do Presidente que viesse dar mais explicações...

Por último: eu esperava - por exemplo - que Cavaco viesse dizer que os computadores da Presidência tinham sido alvo de grave violação e que o proceso já fora enviado para a Justiça. Mas, que disse Cavaco? Que ontem (isto é: no dia em que vinha falar ao país!) é que os informáticos o tinham informado de "algumas debilidades" no sistema informático da Presidência. Debilidades? Mas qual a surpresa? Todos os sistemas têm debilidades, que o diga o Pentágono, ou os grandes Bancos, ou os poderosos browseres que todos usamos e são alvos constantes de hackers. Dizer o que disse Cavaco é uma pura frivolidade. Mas perigosa como gasolina numa fogueira.

Realmente!... E estivemos nós ali especados, receando pela saúde das nossas instituiições...

[Pode ler AQUI toda a comunicação do Presidente ao País]

3 comentários:

Meg disse...

Caro Méon,

No fim(?) de tudo fico-me com o título deste post

Porque no te calaste, hombre?.

Alguém, na tv, acaba de dizer que Cavaco é, desde há muito, um equívoco... e eu estou completamente de acordo.

E o vulgar cidadão tem de aguentar isto...

Um abraço

alcinda leal disse...

Concordo inteiramente contigo e com a Meg.
É o equívoco do Poço ou fonte? de Boliqueime...
Bjs
Alcinda

Lilá(s) disse...

Mas afinal o que é que ele disse? não percebi nadinha!!!
Bjs