30.9.10

MANGUITO OUTRA VEZ!

Ontem quando aqui pus a célebre e expressiva foto de Fernando Assis Pacheco já estava a adivinhar o que aí vinha.
Hoje, ao ler calmamente a lista das famosas "medidas" para enfrentar a crise dei por mim a cogitar. E fui escrevendo a um amigo que vive muito longe - em Macau! - mas que se mantém atento, cidadão do mundo que sempre foi.
Ao mesmo tempo que ia fazendo manguitos mentais...



«Andavam a avisar-nos há muito tempo.
Este é o mundo em que vivemos. De um lado os cidadãos comuns, como tu e eu; do outro, esse mundo tenebrosamente oculto, os grupos financeiros, os "mercados", que constroem megalópolis em Xangai e nos emiratos do petróleo… 
Mercados - eufemismo ridículo! –  que andaram anos e anos a incentivar o consumo desenfreado,  encorajando empréstimos a toda a gente porque isso lhes garantia lucros fabulosos e que fecham a torneira agora porque os cidadãos/credores deixaram de poder pagar e eles já nem sabem o que fazer a tanto dinheiro ganho.

Na China e na Índia milhões de assalariados,  mal pagos e sem protecção social,   continuam a produzir bens de consumo a ritmos demenciais, ajudando a destruir as relações de produção em países onde os trabalhadores conseguiram melhores condições de trabalho. Quem está por trás deste produtivismo desenfreado? Os tais grupos financeiros que mandam nos tais mercados...

É o capitalismo à escala mundial, um polvo de tais proporções que ninguém parece ter receitas para dominar. Até porque também nós aceitámos fazer parte dele quando pusemos as nossas pequenas poupanças em Fundos internacionais…
Crise de civilização! Para onde nos levará? – gritamos nós agora. Mas os milhares de seres humanos que todos os dias morrem de fome, nem perguntam pela civilização. Só pedem uma tigela de arroz por dia e nem isso têm…
Ainda se os sacrifícios servissem para minorar os sofrimentos desses...

Terrível mundo em que vivemos!»

Os manguitos que tu não farias, Fernando, se ainda por cá andasses...



Sem comentários: