13.12.10

SABE ONDE FICA A MACARONÉSIA?




Acabo de ler no jornal diário I:

«A concretização da região da Macaronésia constitui um "momento de júbilo" e marca uma "nova era" no relacionamento entre Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde, disse hoje o primeiro-ministro (PM) cabo-verdiano.

Discursando na 1.ª Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia (CAM), que decorreu no Mindelo (ilha de São Vicente) e institucionalizou a nova organização, José Maria Neves salientou que essa nova era vai também influenciar o relacionamento entre Portugal, Espanha e Cabo Verde.

"Estamos a dar um grande salto, a inventar um futuro, cujos contornos e consequências para esta região do Atlântico, Europa e África não podemos hoje precisar. Mas tenho a certeza de que estamos a fazer história", sublinhou, lembrando o ambicioso projeto de desenvolvimento ligado ao Mar que Cabo Verde tem em curso.

A Região da Macaronésia, ideia do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, e apoiada por Portugal e Espanha, congrega um total de 28 ilhas habitadas e um mercado potencial de cerca de três milhões de habitantes, extensível, por um lado, à Europa, e, por outro, a África, através da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), de que Cabo Verde faz parte.
Para José Maria Neves, não foi por acaso que se escolheu o Mindelo, para oficializar a Macaronésia, uma vez que está a ser alvo de profundos investimentos, todos ligados ao "Cluster do Mar".»

(Ver o resto da notícia AQUI.) E AQUI, no DN

Tudo o que possa contribuir para unir povos e países é bom.
Só não percebi bem qual o papel dos Negócios Estrangeiros de Portugal nesta iniciativa diplomática mas possivelmente sou eu que ando distraído e ainda não me tinha apercebido de que também sou macaronésio.

1 comentário:

Anónimo disse...

O termo Macaronésia não provem de agora. De há muito que é utilizado nos meios cientificos pra designar essas ilhas "unidas" sob ponto de vista, essencialmente, florístico!!