29.1.11

A PINTURA DE ANTERO VALÉRIO



Antero é bem conhecido como cartoonista de mérito, comentador sagaz das contradições das ministras de educação e do maestro primeiro-ministro. O blogue ANTEROZÓIDE tornou-se visita obrigatória para quem gosta de ver o lado jocoso da coisa...

Mas Antero é prof. de Educação Visual, move-se na área das artes e tem outras coisas a mostrar.
Visitei a sua Exposição de pintura, aberta hoje ao público na Galeria da Cooperativa de Comunicação e Cultura de Torres Vedras,  sob o titulo de "(in)finitos".
Pareceu-me que têm força, unidade no estilo e nos processos. No catálogo há linhas de leitura que nos ajudam a olhar:

«(...)
A pintura em Antero Valério nasce de uma sobre­posição de camadas de sentido que acompanham a sedimentação dos materiais que se acumulam no seu fazer. É uma pintura em que o processo está presente, em que o gesto é tornado visível e em que a matéria se torna superfície. É também uma interrogação da própria pintura e dos seus limites. Ao introduzir o volume, Antero Valério questiona a bidi-mensionalidade associada à representação pictórica e deixa as formas ganharem corpo no sentido volumétrico do termo. São também aquelas em que a geometria tem uma presença mais forte, mas uma geometria de carácter mais afectivo, a recusar a frieza e certeza da representação rigorosa das formas e do espaço. Esta geometria afectiva surge assim como um modo de ordenamento espacial numa lógica mais próxima da tentativa e erro que da certeza e da medida.
(...)» (Francisco Feio)

Sem comentários: