28.2.09

EU TINHA AVISADO...

Sim, avisei que gostava de claustros. A propósito um amigo disse-me há tempos que isso era misticismo mal resolvido.
Misticismo?!...
Gosto daqueles espaços pelo equilíbrio formal, a articulação perfeita entre luz e sombra, o jogo das linhas arquitectónicas, o intimismo, a tensão entre o centro do quadrado - onde há quase sempre um tanque - e a dispersão para fora, através das portas.

Numa ida recente a Coimbra revisitei o Claustro da Sé Velha: o austero recolhimento do românico. Belíssimo!






Depois, Santa Clara-a-Nova, tão mal divulgado: a beleza hieráctica das linhas, já não a Renascença , ainda não o Barroco.



As pessoas vão a Santa Clara só para ver ( e à distância! ) o túmulo de prata da Rainha Santa Isabel. Mas o primitivo túmulo, belíssima peça do gótico, está escondido no coro da clausura...
As telas da Capela-Mor mal iluminadas...
Pergunta-se pelo claustro. "Olhe que tem de pagar 1,5 €..." - disse-me o guarda, quase a desaconselhar a extravagância...
Lá dentro, adereços de jardinagem por arrumar, caixotes de madeira encostados às imponentes colunas, a servirem de vasos para plantas, sacos de adubo no vão de uma janela...



Uma excursão de espanhóis passou pelo Convento como se estivesse a visitar uma estação de metro... Cinco minutos no meio da Igreja a ouvir a guia e... ala que já é tarde!
Temos tão pouco jeito para cuidar do melhor que temos...





Fotos (C) Méon

5 comentários:

Unknown disse...

Méon,

e nesse espaço a beleza interior ganha dimensão. Compreende-se o silêncio...

Pena que as pedras sejam tão maltratadas!!! Porque são apenas...pedras!!!! Hoje não albergam SERES humanos...logo não têm préstimo!!!!
Afinal é da sua passagem, ainda que "turística" que se "alimentam" os interesses económicos!!!!
Porque não deixar as pedras manter a sua dignidade????

Beijinho.

Anónimo disse...

Sou abalado por uma grande tristeza quando visito o nosso passado e constato como se esboroa e morre sem glória.

Menina do Rio disse...

Eu prefiro os espaços abertos, mas as tuas imagens são belissimas!

Fernando Santos (Chana) disse...

Caro amigo, belas fotografias de granda Património...Espectacular....
Um abraço de Alpiarça

Azul disse...

Olá caro amigo. Bem sei que tenho andado ausente, ora nas visitas, ora na minha colaboração de escrita, porém, ao desculpar-me por isso, ainda aqui estou como vê!
Quanto aos claustros, deixe o seu amigo falar (misticismo mal resolvido?!), e continue a admirá-los, porque são de facto maravilhosos, para além de nos remeterem para a intimidade de nós que é algo que tanta falta nos faz.

Foi-me agradável ver aqui ao lado o que escreveu sobre o congresso do PS e do Doutor Vital Moreira. Cada vez estão mais perdidos, cada vez estamos mais sós! Enganados? Seria muita a condescendência se assim considerasse, mas eu já perdi toda a fé e a pouca ilusão que um dia tive. Este país, não existe mais!

A propósito, visite (se entender que sim, é claro! haja liberdade!!) o blog estreante do meu amigo que, a rir, tenta expressar algum do descontentamento que é de muitos mais do que, apenas dele ou meu.

www.arroz-de-grelos.blogspot.com

Obrigada. Bem haja. até breve. Azul.