1.2.10

SAUDADES DE ONDE NUNCA FUI

Machado de Assis


Quando estudava História na Faculdade de Letras de Lisboa encontrei-me com o Brasil. Foi o primeiro encontro a sério, porque antes eu sabia apenas a história do Pedro Álvares Cabral. Note-se que há 40 anos o mundo era incomensuravelmente maior. O Brasil ficava mesmo do outro lado do Atlântico. Vinte anos antes de eu nascer tinha havido aquela aventura de dois malucos com uma máquina voadora, a ligarem Portugal e o Brasil. Longe, muito longe!
Ia eu dizendo: na Faculdade de Letras tive uma disciplina de História do Brasil e outra de Arte Portuguesa e Ultramarina. Foi a descoberta! - anos antes de outra, a da grande Literatura brasileira, com esses monstros sagrados do Eurico Veríssimo, Machado e Assis, a primeira fase de Jorge Amado, Mauro de Vasconcelos...
Então estudei alguma coisa desse enorme e atraente país dos "portugueses à solta"! Ouro Preto, Olinda, Recife, Baía... Nomes que me incendiaram a imaginação. Porque era preciso usar de muita imaginação para descrever os monumentos, já que não havia livros com imagens de qualidade, nem se sonhava com o "google imagens". Esse mítico "Aleijadinho" que deixou obra espantosa em Ouro Preto e em Cangonhas do Campo! Eu só podia imaginar, enquanto lia páginas e páginas de descrições literárias...

S. Francisco de Ouro Preto

Há meia dúzia de anos tive um sobrinho a estudar no Rio de Janeiro e perdi a oportunidade de lá ir visitá-lo. Tenho vagos familiares afastados em Londrina e em S. Paulo. E acrescento agora uma enorme preguiça - e claustrofobia! - para me meter 9 horas num avião! Brasil, meu país sonhado e nunca vivido!


O acaso tem-me trazido gente bonita ao meu convívio da blogosfera, essa nova forma de viajar pelos afectos longínquos e pela cultura de cada vivência pessoal.
Nas ligações que marquei aqui no blogue vejo agora janelas abertas sobre esse mundo colorido e sedutor que é o imenso país das saudades do que nunva vi ao vivo!



Maria Betânia

Saravá, mundo de Maria Betânia ("sonho meu, sonho meu, vai buscar quem mora longe, sonho meu...") de Vinicius de Morais, de Drummond de Andrade, de Chico Buarque, de Tom Jobim, de Caetano Veloso, de Élis Regina, tantos, tantos outros. Saravá!

4 comentários:

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, estive nos seus blogs e gostei muito de todos. Porém não achei o quadro de 'seguidores' para segui-los. Agradeço por seguir meus blogs. Voltarei para ler mais; vi matérias ótimas... Ó, Machado, Ouro Preto, as obras de arte e tantas coisas mais.

Abraço aqui do Brasil.
tais luso

Luís Contumélias disse...

Vou-me cingir unicamente ao título, que do Brasil apenas relatos,música ou imagens, conheço. Nem um só aroma, vislumbre de luz ou suave sopro de eterno verão. O título foi isso que me atraiu...Sinto tantas vezes tal sentimento.Falo agra só por mim...que saudades daquilo que não fiz...

Lilá(s) disse...

Também a mim me fascina o Brasil, terra de meu avô, ainda um dia o visitarei...e estou cantarolando
" sonho meu"... que bom recordar.
Bjs

carmen disse...

Ah, quem sabe, quem sabe,
Se não parti outrora, antes de mim,
Dum cais; se não deixei,
navio ao sol
Oblíquo da madrugada,
Uma outra espécie de porto?
Álvaro de Campos

O meu sonho era do tamanho do meu desejo: conhecer Portugal, país conhecido também pela história, intrépidos navegadores, suas naus e caravelas.
O Oceano Atlântico tornou-se um pequeno riacho e nunca uma viagem de 8 horas (nao 9)foi tão rápida...rsrsrsrsrs
Bom sabê-lo conhecedor do meu país, quem sabe um dia não vou ciceroneá-lo aqui?