23.4.10

ELEGIA POR UM HOMEM BOM


António Cavaco está ao meio, camisola de riscas

Acabo de ler n' O "REGIÃO SUL" :

«António Cavaco Silva (...) faleceu ontem aos 62 anos de idade, após ter sido internado de emergência no dia anterior na unidade de cuidados paliativos do Hospital da Luz em Lisboa.
(...)
Recorde-se que a doença que ontem vitimou António Cavaco Silva, era de natureza neurodegenerativa progressiva, denominada "esclerose lateral amiotrófica", e foi-lhe diagnosticada aos 55 anos de idade.»


Nos acasos da vida, em 1977/78, fiz estágio pedagógico na Escola Mário Beirão, em Beja. Lá reencontrei um antigo colega de Universidade, o António Cavaco, que tinha o Curso de Engenharia mas estava a dar aulas de Matemática. A partir desse ano, o "Grupo de Beja" - como ficou conhecido o núcleo de estagiários que ali se tinham profissionalizado, vindos de todo o país - passou a juntar-se em convívio anual.

António Cavaco é o primeiro a partir. Nestes últimos tempos mal nos vimos, mas sabíamos todos onde estávamos.  Ele sabia qual a evolução da sua terrível doença e enfrentou-a com enorme coragem. E porque era um homem extraordinariamente bom, também na fase final da sua vida se empenhou na solidariedade com outros doentes, como se pode ver AQUI.
Ele está na foto com outros doentes e respectivos famíliares, por altura da última exposição, em Outubro de 2009, no próprio Hospital da Luz, em Lisboa.

Adeus António! Tu foste um dos homens que ajudam a tornar suportável o mundo em que vivemos.

3 comentários:

Unknown disse...

Méon,

Ver partir um amigo é sempre perder um pouco de nós.A minha solidariedade.

BEIJINHO!

Lilá(s) disse...

Tenho uma amiga que o conhecia bem e o acompanhou de perto nesta fase final. Como custa perder um amigo.
Beijos

benvinda simoes disse...

Fiquei muito sensibilizada com a foto e com as tuas palavras sobre este nosso amigo tão especial...Fazer parte deste grupo e desta bonita história de amizade é um previlégio...
O António continua vivo nos nossos corações e sempre presente nos nossos encontros .