4.1.08

O ESPLENDOR DA ESTUPIDEZ

A dois km ao sul da Ericeira fica a foz do rio Lisandro (não confundir com o rio Sisandro, que desagua mais a norte, na Praia Azul, já no concelho de Torres Vedras).
O rio tem seu curso final no verdejante vale da Carvoeira, onde irriga muitas hortas saloias. Já cansado, entrega-se ao mar numa foz muito bonita, um pouco mais adiante, entre a pequena colina rochosa que o amapara na margem esquerda e um lençol de areia por onde se alarga nos dias mais exuberantes quando a chuva o engrossa.
Andei por lá nos finais de Dezembro, tentando alhear-me da margem direita, fixando estas imagens:





Mas eu tinha de regressar ao carro e não pude fechar os olhos. Todo o horror da estupidez humana está ali resumido. Peço desculpa por ter estragado o que viram antes, com estas imagens confrangedoras.





Parece que a Câmara de Mafra tem um plano para esbater este horror. Sim, é bom que o tenha. É urgente que o ponha em prática!

O que lá está ultrapassa os limites da decência. O pior de Portugal em todo o seu esplendor: o "portuga" que se julga com direito a também ter uma casinha na praia. O taberneiro que vende cerveja e caracóis no Verão, enquanto a mulher lava as fraldas do miúdo no tanque das traseiras.

2 comentários:

avelaneiraflorida disse...

o "portugal" que se não compadece com a beleza da Mãe Natureza e apenas vê cifrões e o seu próprio "interesse"...

Mas ficam as belas imagens!!!!

Anónimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.