20.6.08

UMA HISTÓRIA A PROPÓSITO

António Alçada Baptista tem páginas admiráveis de auto-análise e de observação social e política. Em livros mais recentes há muitas histórias passadas com ele. Engraçadas, curiosas, reveladoras...
Esta fez-me rir com gosto.
Do livro A PESCA À LINHA - ALGUMAS MEMÓRIAS, Ed. Presença, Lisboa 1998.

A SURPRESA DA LÍNGUA
Tenho dito, sempre que vem a propósito, que uma das grandes vantagens que tem a língua portuguesa é o facto de ser falada em vários lugares do mundo. Ao contrário, tenho visto muito boa gente defender que a língua deve estar contida e fixa, que é, exactamente, o que caracteriza uma língua morta.
Para mim, as línguas, para se manterem vivas, têm que ser corrompidas e, por outro lado, perante uma realidade nova, temos que puxar pela cabeça e encontrar uma palavra que a exprima..
A linguagem dos africanos, não exactamente dos eruditos, mas do povo africano, dá-me sobre esse aspecto, contribuições que eu muito considero. Vou dar alguns exemplos.
O primeiro é de uma redacção sobre o encontro de Vasco da Gama com o Adamastor. Ser-nos-ia difícil contar, em linguagem normal, como se poderia ter dado aquele encontro mítico mas isso não constituiu problema para este aluno que escreveu como é que um encontro destes se passaria na linguagem da realidade:
«Os Vasco da Gama eras uma pessoa muito corajosa que descobristes a estrada do mar para ires nos Índia. Saiu dos Lisboa nos caravela e foicaté encontrou os gigante Adamastor.
Aí os gigante disse: - Pára. Pára aí! Bons dia!
Os Vasco da Gama lhe respondeu: - Bons dia!
- Onde é que vais? - perguntou os gigante.
Então os Vasco da Gama disse: - Você tens com nada! Os caravela é teu?»

8 comentários:

Anónimo disse...

Os graçamouras não compreendem a vida como poderiam entender o instrumento que a explica!

Joaquim Moedas Duarte disse...

cs:

Nem mais! Está tudo dito!

avelaneiraflorida disse...

Méon,

esta é de ANTOLOGIA!!!!
E claro...que o sorriso se alarga quando comparado com o Adamastor!!!!

Joaquim Moedas Duarte disse...

Avelã:

Sim, história deliciosa. Mas há mais...

Deusa Odoyá disse...

Oi meu novo amigo Méon.
Vim conhecer seu blog, e desejar muita paz e amor em seu corçaõ.
Beijos da nova amiga,.
Te aguardo no meu cantinho.
Mil estrelas em sua vida.
Muito bela sua história.

Anónimo disse...

COM TANTA ESTRELA jAQUINZINHO FICA ESTRELADO!

LeniB disse...

também já apanhei umas respostas parecidas!!!
bjs

Joaquim Moedas Duarte disse...

Enquanto forem só estrelas...