14.10.10

BEM VINDOS À VIDA!




Venerando Matos, no seu blogue PEDRAS ROLANTES, publicou este belíssimo texto. Diz tudo o que gostaríamos de saber dizer. Aqui o transcrevo, com autorização do autor, a quem muito agradeço. RENASCER!

«Há momentos assim, em que a humanidade põe de lado as suas divergências para se unir numa causa comum.
Uma das ocasiões de que me recordo foi quando do resgate dos astronautas do Apolo 13, nos idos de 1970. Até as rivalidades da “Guerra Fria” foram momentaneamente abandonadas, para colocar toda a tecnologia e conhecimento humano ao serviço da salvação dos astronautas.

É a recordação desse acontecimento que me vem hoje à memória, perante a emoção global que segue o resgate dos mineiros chilenos.
No momento em que escrevo estas palavras, já foram resgatados 8 mineiros. Vão ser mais de 24 horas de comunhão entre toda a humanidade.

Este desgraçado século XXI, marcado pela violência política, social e económica, bem precisa de verdadeiros heróis que sejam um exemplo de humanidade e esperança.

A forma como esse grupo de 33 homens humildes, pobres, alguns com fraca escolaridade, se têm comportado e organizado para enfrentar a adversidade pela qual estão a passar é um grande exemplo de humanidade, num mundo dirigido por líderes ignorantes, arrogantes e incompetentes (as excepções são um Obama, um Lula…e não me lembro de mais nenhum!).

Num mundo em regressão social e política, onde os que tinham a obrigação de encontrar soluções para o beco sem saída em que este século se está a tornar se preocupam apenas com os seus negócios pessoais e das clientelas, aqueles 33 homens e a vasta equipa de resgate que os apoia, dão-nos a todos um uma réstia de esperança nesta humanidade, que tem sido tão maltratada pelos poderosos.

Infelizmente esta é uma sociedade que premeia a falta de escrúpulos, as negociatas, a ganância ou a pura sorte dos casinos. Não há lugar para os verdadeiros heróis.

O século XXI precisa de heróis humanos e estes 33 homens, bem como a incansável equipa de salvamento, simbolizam os primeiros verdadeiros heróis do século.

Naquele local do Chile concentra-se tudo o que a humanidade ainda tem de Bom: a solidariedade, o empenho de técnicos, médicos e bombeiros; a aplicação da técnica, da ciência e da medicina, colocadas ao serviço da humanidade.

Se houvesse verdadeira justiça, se este mundo seguisse os bons exemplos da antiga Grécia, estes homens e as suas famílias teriam um futuro garantido sem preocupações económicas e sociais e deviam correr o mudo para espalhar o seu exemplo.

Tal como esses homens estão a renascer hora a hora, também o Mundo e a Humanidade precisam de um Novo Renascimento.»

1 comentário:

Tais Luso de Carvalho disse...

Este exemplo do Chile, no empenho de seus 33 mineiros, serve para nos mostrar que o homem pode; mas pode se quiser. Há algo mais difícil, mais complicado do que este salvamento a 700 metros de profundidade? Tantas coisas mais fáceis no nosso Brasil e em outros países e ninguém se mexe. Todos anestesiados pela arrogância, pelo egoísmo, pela safadeza, pelo roubo e pela corrupção. Mas este exemplo para este tipo de gente não os toca, não existe. Estes sim são os verdadeiros miseráveis.

beijos
Tais luso