2.10.10

HOJE VI UM ESTRANHO MONUMENTO NACIONAL!

Andava há tempos para fazer uma pequena incursão por terras do Maxial, aldeia de Ermegeira. Pois não é lá que se situa um dos nove Monumentos Nacionais de Torres Vedras?
Perguntei a muita gente e ninguém me sabia dizer onde ficava exactamente esse famoso monumento.
De que se trata afinal? O site do IGESPAR elucida: «Gruta artificial da época calcolítica».

O sítio foi encontrado em finais dos anos 30 do séc. XX, possivelmente em trabalhos agrícolas. E logo acorreram os arqueólogos da "Junta de Escavações e Antiguidades", recentemente constituída. Dela fazia parte o Dr. Manuel Heleno, director do Museu Etnológico Leite de Vasconcelos, em Belém, e professor da Faculdade de Letras de Lisboa.
A época calcolítica situa-se mais ou menos entre 4000 e 2500 anos a. C. e é caracterizada pelo início do uso dos metais, desenvolvimento da cerâmica e outras pequenas indústrias como a cestaria e a tecelagem, e crescente diferenciação social. É também uma época em que se evidenciam os primeiros sinais de contactos das populações autótones com visitantes casuais, chegados por mar, vindos do Mediterrâneo Oriental. O Castro do Zambujal é outro exemplo deste período da pré-História na nossa região.
Os poucos vestígios encontrados, de que se destacam fragmentos de cerâmica campaniforme e os pendentes de ouro guardados na Casa Forte do Museu de Belém, não retiram importância a este monumento funerário, uma gruta artificial rasgada em argila compacta, para enterramentos colectivos. Mais de 4 000 anos nos separam da sua construção pelo que não é de admirar que só reste uma pequena parte da abóbada.


A pequena gruta situa-se no cômoro que se vê antes da antiga fábrica de tijolo.


O resto da gruta terá sido destruída com a abertura do velho caminho que serve os terrenos agrícolas.

O Emílio Correia, que nos levou lá, depois de contactar com o proprietário.

Foi preciso calcar as ervas que tapavam quase por completo a parede da gruta.

 Nunca seríamos capazes de encontrar o local sem o auxílio de um dos seus proprietários, o senhor Manuel Pinheiro, da Quinta de Entrecampos, previamente contactado pelo amigo Emílio.

O sítio foi declarado Monumento Nacional por três Decretos dos anos 40.

3 comentários:

Andradarte disse...

E assim desaparecem as nossas raízes??
Abraço

Domenico Condito disse...

Passei para informar que estamos a constituir uma Associação Cultural em Milão. Vai chamar-se “Associazione Culturale Luís de Camões”. Os nossos programas têm o intuito de dar a conhecer ao público italiano os aspectos mais significativos da cultura portuguesa. A nossa Associação também quer promover, reforçar e ampliar o intercâmbio de culturas entre Itália e Portugal. Queremos estabelecer uma ponte de amizade entre os dois paises.
Aceitamos e agradecemos sugestões.
Visitem nosso blog: http://associazionecamoes.blogspot.com/

Abraço

Luís Contumélias disse...

Amigo Joaquim, Saudações.
Depois de ler o seu artigo, faço questão de lhe dizer que na Quinta do Anjo, Concelho de Palmela, existe um conjunto de 4 grutas independentes escavadas na rocha há cerca de 5000 anos. Eram utilizadas como sepulcros pelos povos circundantes, desde o fim do Neolítico até ao início da Idade dos Metais. A planta dos dois monumentos melhor conservados apresenta uma câmara funerária circular, abobadada, com pequena abertura no topo, uma antecâmara ovalada e um corredor. Classificadas de Monumento Nacional em 1934.Correndo eu o risco de já as conhecer, não podia deixar passar a ocasião ao saber do seu interesse por esta área.
Pessoalmente conheço-as, há muitos anos. Nos anos 70 literatura francesa sobre arqueologia, referia mesmo que o nome da povoação tinha origem nas grutas, devido ao restos fúnebres encontrados.Muito antes de ser classificado Monumento Nacional.
Abraço