3.10.07

O "Pensamento" dos "Pedabobos"...


A amiga Saltapocinhas que me perdoe mas um texto seu motivou-me para um comentário que não resisti a copiar para aqui. Gostava que outros visitantes dissessem o que pensam sobre isto...


Criou-se neste país a ideia aberrante e perigosa de que o insucesso se deve apenas aos professores. A Sinistra Ministra reforça-a. Para ela tudo depende do modo como se trabalha com as criancinhas. É a teoria do Rousseau em todo o seu esplendor!Quando há alguns anos a OCDE apontou como uma das grandes causas do insucesso escolar em Portugal o IMENSO ATRASO CULTURAL do povo português, pouca gente ligou. Mas quem trabalha nas escolas está "careca" de saber que essa é que é a grande verdade.Não há pedagogia nem didáctica que resistam a famílias cujo acto mais cultural que praticam é o pai ir ao futebol... a mãe consumir programas da manhã das TVs generalistas... as leituras serem A BOLA e o RECCORD, a CARAS e a MARIA...os livros serem tretas...etc.Em que mundo vive esta gente que nos governa?Para parecerem Governos de um país de grande nível cultural toca de induzir o sucesso escolar à força, culpando os professores quando não o conseguem. Por mim já aprendi: para uma criança ter sucesso em História e G. de Portugal - que lecciono - basta saber dizer metade do nome de D. Afonso Henriques e saber que Portugal é um país que fica na Terra...

2 comentários:

avelaneiraflorida disse...

Méon,

Como gostaria de ver todos os eminentes "pedabobos" a darem uma semana de aulas...para eu aprender como se faz!!!!!

Mas teriam de ser aulas em todos os níveis de ensino e dos variadissimos cursos e discplinas que entretanto foram criamdo...

Também teriam de ser Directores de turma e reunir com os Encarregados de Educação ( os que vão!)...

E teriam de dar as célebres aulas aos Cursos Profissionais, com os módulos e tudo o mais...

Eu comprometo-me a fazer "estágio" outra vez com esses doutos mestres da arte de bem dar aulas com SUCESSO GARANTIDO!!!

Talvez seja para isso...que me querem no ensino mais 15 anos da minha vida!!! Se calhar, finalmente, vou aprender a ser professora e ter alunos com o máximo de sucesso!!!!!

monge disse...

Olá méon

Concordo em absoluto com todas estas palavras. Falta-me perceber o porquê de tanta hipocrisia!
Quem dirige ( meu Deus, desviem-se!) a nossa educação, quem tanto comenta sobre educação e quem tanto pragueja sobre os educadores, muitas das vezes (quase sempre!) deixa de fora os grandes agentes educativos que são os pais. Talvez por comodismo ou com receio que lhes caia a praga em casa, atiram culpas para aqueles que, com dedicação e empenho lutam para desempenhar os papéis de todos os outros que, muitas vezes dessa funçao se demitem.
Bem observado!

abraço

monge