6.9.07

Não, Senhora Ministra!!!







Há dias a Ministra da Educação explicava displicentemente a tremenda taxa de desemprego dos professores como sendo a consequência lógica da baixa natalidade.
"Cada vez há menos crianças... Portanto..., paciência! Não é comigo... é um problema do país..."

Há uns anos atrás, eu tinha de ler diariamente o Diário da República. Era raro o dia em que não fosse criada mais uma universidade, mais um pólo universitário em Fornos de Algodres ou em Quadrazais de Baixo...mais um curso universitário. Cursos chamados de "lápis e papel", os mais fáceis de lançar. Como apenas se entrava nas universidades do Estado com elevadas médias, foi uma corrida às privadas. E deu-se o fenómeno dos professores universitários "ventoinha" que corriam de um lado para outro, a dar umas aulinhas e a "empochar sestércios à ganância ".

Lembro-me de comentar com colegas: « Mas o Governo não vê o resultado que isto vai ter? Daqui a alguns anos vai haver um enorme excesso de professores sem qualquer saída profissiona!"»
O problema era que os tais cursos eram criados com o engodo de que davam habilitações para a docência, e que o ensino era uma espécie de saco sem fundo onde havia lugar para todos.
Vê-se agora o resultado.
No blogue O JUMENTO li um apontamento que reforça o que escrevi.
Está
aqui.

(Boneco de Antero Valério, o genial autor do blogue Anterozoide)

3 comentários:

avelaneiraflorida disse...

O Problema é que não sabem fazer PLanificações a LONGO PRAZO, os senhores que estão no alto dos seus gabinetes!!!!!

Basta olharem para relatórios e trabalhos na área da Educação que foram publicados onde alguns desses problemas eram equacionados...
Ah! mas decerto que esses senhores não têm tempo para LER!!!!
Alíás, para isso servem os variados acessores...

UM DIA BOM! E UM BOM TRABALHO!!!

Joaquim Moedas Duarte disse...

Pois é!

Embora eu saiba que o Ricardo Araújo Pereira tem alguma razão na sua crónica de ontem na VISÃO. Fazer comentários sobre os políticos é demaisado fácil. Mas, caramba! É a vida dos nossos jovens que está em causa, né?

Bj.

RioDoiro disse...

http://range-o-dente.blogspot.com/2007/09/jobs-for-boys.html

Chapelada.

.